domingo, 16 de fevereiro de 2014

Dando sinal de vida

Olá a todos. Voltei a entrar no Blogger depois de muito tempo para dar uma lida nos meus antigos posts e matar a saudade e me deu vontade de escrever alguma coisa. Aproveitei para colocar o link do meu blog no meu perfil no Twitter só para constar. Não está nos meus planos aumentar o número de leitores nem nada, mesmo porque eu raramente escrevo e, quando escrevo, são como frases soltas de um diário pessoal, escritas por mim e para mim, sem intenção de atrair ou envolver leitores, mas, como estou protegida por um codinome, me sinto livre para escrever quase tudo em que estou pensando e sentindo.

Minha vida não mudou muito em relação ao último post. Estou no mesmo emprego, ainda bem (e assim espero continuar, já que é público). Continuo gorda, na faixa dos 70 quilos, sem perspectivas de dieta por total falta de força de vontade para me auto-disciplinar em comer menos e melhor. Também continuam os sintomas depressivos, com a novidade que na sexta passada dei o primeiro passo para tentar resolver pelo menos esse problema ao iniciar terapia com uma psicóloga que, pelo menos à primeira vista, me pareceu bem legal, acessível e interessada.

De resto, tenho feitos cursos de curta duração sobre os mais diversos assuntos (podem me chamar de "A Louca Dos Cursos Livres"). Tudo começou no segundo semestre de 2010 com o curso de História da Arte na Escola Panamericana de Arte e Design. Estava a fim de fazer um curso sobre esse assunto para poder conhecer e apreciar melhor as artes plásticas, sem intenção de especializar-me no assunto nem trabalhar na área, e foi bom fazer um curso por simples hobby e nada mais, sem cobranças, provas ou trabalhos, e só pelo conhecimento e diversão.

Na mesma época, frequentei o ciclo de palestras "Como Nasce uma Obra-Prima" no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (o nome é auto-explicativo), e os dois últimos seminários mensais do ciclo "Arte Contemporânea e Educação" na Caixa Cultural da Sé (quando fiquei sabendo desse curso ele já havia começado há três meses, então não o assisti em sua totalidade). Assisti também algumas aulas abertas na Casa do Saber nesse período.

No começo de 2011, fiz um curso que recomendo: História da Arte Universal no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura). É gratuito e a inscrição, feita pela Internet, começa no início de janeiro (tem sido assim nos últimos anos). Além disso, fiz dois cursos (agora como aluna pagante) na Casa do Saber, curso de História da Moda na Escola Panamericana de Arte e dois cursos pagos no MuBE, História da Arte Brasileira e Patrimônio Cultural Brasileiro.

Depois dei um tempo nos cursos, pois estava ficando cansada, e em 2012 voltei ao inglês (já havia concluído o curso onze anos atrás) para relembrar e principalmente praticar conversação. Em 2013 troquei o inglês pelo francês e fiz um módulo na Aliança Francesa no segundo semestre de 2013.

Isso tudo foi o que estudei nos últimos anos. Vem mais por aí em 2014, sobre o que logo escreverei. Tem me feito bem sair de casa um pouco para aprender coisas novas. Uma vez ouvi uma pessoa falando uma coisa que me marcou, era mais ou menos isso: não importa o curso que você faça, você sempre sairá uma pessoa melhor do que quando entrou. Vale a pena investir no nosso conhecimento.


DICA DO DIA:

O QUE: Curso de História da Arte Universal - Sintética
ONDE: MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
DESCRIÇÃO: Curso gratuito, realizado a partir de fevereiro, todos os anos. Carga horária de 16 horas, distribuídas em 8 aulas de 2 horas cada, todas as segundas-feiras das 20:15 às 22:15. Inscrições pela Internet no começo do ano, vagas distribuídas por ordem de inscrição. As inscrições do curso gratuito deste ano já estão encerradas, agora só no ano que vem (no segundo semestre tem a versão mais longa e paga do mesmo curso)
Para mais detalhes, consultar o site do MuBE:  www.mube.art.br